segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Veja que responsabilidade

Parece piada, mas a revista Veja, por conta de seu aniversário de 40 anos, vai promover um seminário com o nome de O papel da Imprensa: o fortalecimento das instituições políticas. Na pauta, "as funções e responsabilidades da imprensa perante a sociedade civil". Não bastasse o sistemático desrespeito que Veja comete semanalmente aos parâmetros mais comezinhos do bom jornalismo, a idéia do seminário soa ainda mais cínica por conta de seu mediador: ninguém menos que o colunista e blogueiro Reinaldo Azevedo, um dos mais articulados estetas da baixaria e do espírito anti-democrático na chamada grande imprensa.
Aos que ainda não sabem, um exemplo do conceito de "jornalismo" praticado por Reinaldo é a polêmica que mantém com o jornalista Luiz Nassif, conduzida num tom dos mais rasteiros, apelativos e afetados de que se tem notícia na imprensa brasileira. Não pelos escritos de Nassif. Mas pela maneira como Reinaldo se colocou no "debate", em especial através das postagens em seu (dele, Reinaldo) blog. Em um de seus escritos, Azevedo ataca Nassif em termos singelos: "O vagabundo achacador gosta de incitar o ódio e o preconceito em cima das doenças dos outros, mas quero ver quando descobrirem as g... que esse mascate já teve no anus. Por que desse canalha eu não duvido nada. Era tão ético, tão racional, tão sério… e revelou-se um batedor de carteiras, um misero vendedor de materias capaz de envergonhar um PHA". 
Isso é o que se pode chamar de responsabilidade de imprensa, "né não"?
P.S. - A charge acima foi retirada do blogo masquemario.net

Um comentário:

Américo Souza disse...

De fato, esse seminário seria uma piada, não fosse uma tragédia das piores. Aliás, pior mesmo é saber que parte dos custos dessa mixórdia será pago com dinheiro público, via Governo de São Paulo.