quarta-feira, 1 de abril de 2009

Sobre colonizados e provincianos


Em entrevista à Folha de São Paulo, no fim do ano passado, Danuza Leão - que, na época divulgava seu livro Fazendo as Malas, uma compilação de relatos de viagens, "reflexões" sobre a dura vida de turista e outras frivolidades sobre consumo, elegância e dinheiro - confessou sua falta de paciência com a "mania" do brasileiro pedir uma "taça" (ou "tacinha") de vinho, enquanto o mundo supostamente civilizado é unânime em pedir um "copo" de vinho ("un verre de vin", "a glass of wine", etc). Para além da banalidade implícita em seu enunciado, a reclamação da colunista e escritora - se é que podemos tratar Danuza dessa maneira - lançou algumas questões muito produtivas sobre a relação entre colonizadores e colonizados, entre "centro" e "periferia" no Brasil de nossos dias.

"É curioso que um livro que se pretenda tão cosmopolita contenha uma visão tão provinciana", arrematou Francisco Bosco em sua coluna na revista Cult. Ele lembra que, ao pedir a tal famigerada "taça" de vinho - e não um "copo" de vinho, como reclama Danuza -, o brasileiro está sendo apenas literal, chamando as coisas pelo nome que lhes foi dado em nossa língua. "Menosprezar esse comportamento é assumir o ponto de vista do colonizado, que é um outro nome para provinciano. Pois, uma vez que chamamos um objeto pelo seu nome correto em nossa língua, por que isso seria pior do que o modo como falantes de língua inglesa e francesa o fazem, a não ser pelo simples fato de eles serem americanos, ingleses, francesas, etc, e nós, brasileiros?".

Eis, segundo Bosco, o princípio do pensamento colonizado: o que fazemos aqui é pior do que o que os "colonizadores" fazem lá pelo simples fato de que o fazemos aqui. Desse princípio, dessa relação desigual entre "centro" e "província", emerge como consequência extremada, como seu negativo, o elogio da província pela província. Ou seja, o que Bosco chama de menosprezo do "centro" pelo "centro". Trata-se da postura, igualmente negativa, adotada por aqueles que supõe legitimar o "valor" de qualquer experiência da vida na província apenas pelo fato de essa experiência ter se dado na província, fora do "centro".

"O que determina um estereótipo é antes o olhar do que o objeto. Uma pessoa pobre de espírito pode ler Sthendal e não ter nenhuma experiência; uma pessoa com grandeza de espírito pode olhar de modo novo para um objeto pisado e repisado", defende Francisco Bosco. Essa discussão sobre descentramento, sobre o "centro" e a "periferia", ilumina muitas das questões envolvendo a vida em Fortaleza. Em geral, falta-nos esse olhar com grandeza de espírito para nos relacionarmos com a Cidade.

Aqui, essa tensão é alimentada duas vezes: somos brasileiros - e portanto, estamos fora de um suposto "centro" global, como faz crer a obtusidade de Denuza Leão - e, ao mesmo tempo, estamos fora de um "centro" nacional, formado em linhas gerais pelas coisas do eixão Rio-São Paulo. Dessa posição, nascem dois tipos mais corriqueiros de comportamento, dois critérios éticos que estão longe de orientar de maneira positiva o nosso estar no mundo. O primeiro, e mais evidente, é o provincianismo colonizado, aquele hiato entre o cidadão e sua Cidade alimentado pelos sonhos de uma falsa civilidade que só se dá em outro lugar. Uma ética sartreana às avessas, onde o paraíso são os outros, os do Centro, nunca os daqui. Esses, os daqui, não podem constituir uma matriz ideal de convivência, de produção simbólica porque são os daqui e não os de lá.

O segundo critério é o que se poderia chamar de provincianismo esclarecido, um sectarismo que privilegia a província justamente por sua condição de província, de subúrbio. Aqui, as coisas da província são abraçadas indistintamente, apenas por conta de seu lastro sócio-geográfico-cultural. Uma consequência mais imediata desse antolho, dessa mentalidade recalcada é justamente a falta de parâmetros que nos coloque em perspectiva. O provinciano esclarecido não sabe do outro e, portanto, sem referenciais, não sabe de si.

Os dois extremos são resultantes do mesmo equívoco: a ilusão de que a cultura caminha em escalas regulares, evolutivas e concêntricas. Há muito, o modernismo quebrou essa noção e começou a pensar e a celebrar nossa condição de descentrados, de deslocados; começou a operar novos delocamentos, simultâneos e muitas vezes contraditórios.


Nenhum comentário: