quinta-feira, 16 de abril de 2009

Mariana Aydar: ou "Vou deixar a resenha pra lá"


Nos últimos meses, antes de encarar a tela em branco para escrever uma resenha, tenho procurado ouvir um disco novo repetidas vezes até que ele decante seus sentidos, suas entrelinhas, suas paixões. Na época em que trabalhava em redação - todos os jornalistas passam por isso - esse tempo nem sempre me era permitido (na verdade, quase nunca) e os textos saíam de atropelo, dando vazão a uma sensibilidade regida pelo relógio. Não raro, carregava nos esquematismos e escapavam-me as delicadezas de determinado trabalho. Só percebia certas relações quando já não mais podia estabelecê-las de público, já que um outro disco (ou livro, ou filme, etc) se impunha com a urgência de um novo comentário. E assim por diante. 
Aqui no Talabarte, tenho evitado resenhar discos novíssimos na tentativa de exercer um tempo diferente de apreciação. Afinal, pauteiro, editor e repórter (que maravilha esse negócio de blog, não?), optei por uma agenda de espontaneidades, pessoal, intransferível e alheia à marcação frenética da indústria, do catálogo das gravadoras, das gôndolas das lojas. 
Bom, mas pra que, afinal, todo esse nariz de cêra?
Porque, mal adotei essa nova "política editorial", fui surpreendido pelo novo disco de Mariana Aydar, Peixes, pássaros, pessoas. Terminei a primeira a audição e, pimba!, rasguei minha cartilha. Tive vontade de gritar ao mundo: QUE DISCO BOM DA PORRA! QUE CANTORA! ESCUTEM! ESCUTEM! Da maneira mais afetada possível. E assim vim correndo ao computador para dizer apenas isso. Escutem! Para aquém e além das fronteiras fingidas do samba, da MPB, do pop, escutem. Para aquém e além da produção, que, ao optar por sonoridades tão velhas, não poderia ter soado mais moderna; ou, ao optar por um clima absolutamente contemporâneo, não poderia ter dialogado de maneira mais inteligente e sestrosa com a tradição, escutem. Escutem! Vou deixar a resenha pra lá. 
Mariana Aydar, o nome da moça.
E, além de tudo, insuportavelmente linda! 

3 comentários:

Américo Souza disse...

Menino... faz tempo não o "lia" tão passional. Vou já desligar o computador e correr para loja mais próxima em busca desse "disco bomda porra!"

Elaine disse...

Valeu a dica então!

Unknown disse...

muito bom!