quarta-feira, 14 de julho de 2010

Yo-Yo Ma: alegria, paixão e talento


É possível dizer que a relação do sino-francês Yo-Yo Ma com a música se apoia em três pilares: a paixão, a alegria e a curiosidade. A primeira lhe fez dedicar a vida inteira aos estudos e à rígida disciplina das partituras, afirmando-se, pelo brilhantismo de suas gravações (espalhadas por mais de 70 discos) e apresentações ao vivo, como um dos maiores músicos de todos os tempos. A segunda lhe fez fugir ao estereótipo do músico carrancudo, lhe fez transcender o clichê do gênio antipático sempre às voltas com seus insondáveis dilemas pessoais e seus caprichos pueris; e lhe permitiu contagiar permanentemente seus ouvintes com uma rara e renovada energia. A curiosidade, por fim, foi o motor que fez com que não ancorasse seu interesse apenas no horizonte da chamada "música erudita" e dialogasse com uma vasta gama de referências, sempre procurando entender culturas alheias e complementares à sua. Foi movido por essa curiosidade, por exemplo, que chegou a gravar entusiasmados registros de músicas de compositores brasileiros como Tom Jobim e Jacob do Bandolim.
Abaixo, uma ótima porta de entrada para o universo fascinante da obra de Yo-Yo Ma: sua antológica gravação do Prelúdio da Suíte no.1 para Violoncelo de Bach.

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