quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ode Pacífica (José Paulo Paes)


Levei comigo um punhal,
Com mãos firmes, cautelosas,
Como se leva um segredo,
Como se leva uma rosa.

Assim armado, enfrentei
As emboscadas e os crimes.
Nos corredores do ódio,
Combati, gritei, perdi-me.

O punhal me dominava,
Fascinava-me a revolta.
(Vivemos presos à chave
Que em sigilo nos solta.)

Mas um dia de verdade,
Que nega todo punhal,
Pôs brisas na minha face,
Furtou-me às vozes do mal.

Agora, dora, a teu lado,
Estou sempre a recompor
Essa verdade tão simples,
De que me torno senhor.

Simples verdade de amor.

"Ode Pacífica", de José Paulo Paes. Na imagem acima, registro da performance "I like America", de Joseph Beuys.

Um comentário:

marvioli disse...

FALSO DIÁLOGO ENTRE PESSOA E CAEIRO

- a chuva me deixa triste...
- a mim me deixa molhado
José Paulo Paes