terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Poemetes Araújos - VI


Provinciano!

Obrigado, mas não.
Prefiro cortar o pulso de meus olhos
e fazer de Vinícius de Moraes o embaixador 
             de minha ditadura;
prefiro servir 
a ternura como receita de meu pragmatismo;
tomar o aqui como a medida do além. 

Obrigado, mas não. 
Prefiro sangrar meus ouvidos
e fazer de Drummond o vigia desta tarde;
fazer de Jackson o engenheiro de meu 
parque de diversões.
Obrigado, mas prefiro o pandeiro,
o samba, 
o carnaval, 
essa ação de graças em meus dias.
Prefiro a crítica da consciência à consciência crítica.

Obrigado, mas não.
Prefiro o joelho de Nara Leão,
a manhã tropical e a rede de Dorival. 
Prefiro arrancar a língua da América e fazer 
de Jobim o Colombo de minha Espanha,
em fuga para as Índias 
e para as morenas. 
Iracema é América!

Prefiro fazer de Cabral (o João), o Sinatra 
de meu silêncio.
Prefiro o sim de Gullar, o gorjeio de Patativa e o aconchego de 
um sorriso amigo.
Jericoacara é minha Guantanamo.
Quero inventar-me cais.

Prefiro o futuro, a Praia do Futuro.
Paulinho da Viola e essa saudade que ainda não vivo,
                 mas não curo.

Obrigado, mas não.

                              Novembro de 2009

3 comentários:

Maristela Crispim disse...

Simplesmente gostei de ler...

Anônimo disse...

Bravo, caro Felipe!

Abre Catam disse...

Belo poema. Parabéns!