segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A biblioteca do Benfica


Vem aí a Biblioteca Comunitária do Benfica. Formada por livros, revistas, álbuns de família, filmes, cartas, discos, mapas e outros documentos reunidos por um projeto de extensão do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, ela vai contar a história e discutir o presente de um dos mais tradicionais bairros de Fortaleza. No acervo, além dos documentos cinevideográficos, imagéticos e bibliográficos, haverá também depoimentos e entrevistas de moradores e frequentadores do bairro, latitude privilegiada da boemia e da agitação intelectual na Cidade.
"Ela pretende ser um espaço democrático de convivência, onde os atores da comunidade possam interagir, criar e resolver demandas, manifestar suas habilidades artísticas, reivindicar, encontrar-se, além de resolver suas demandas informacionais", explica texto publicado na revista Literação, publicação do curso de Biblioteconomia. Coordenado pelo professor Tadeu Feitosa, o projeto foi apresentado em 2009 no Seminário Nacional do Programa de Extensão e Cultura (Proext), do Ministério da Cultura; e recebeu apoio de instituições como a Igreja, os sindicatos, o comércio e a classe artística. Desde então, as ruas do bairro viraram palco para incursões semanais dos bolsistas, que entrevistam antigos moradores e realizam a pesquisa etnográfica e antropológica.
Inicialmente, a Biblioteca Comunitária vai funcionar na Biblioteca Laboratório do curso de Biblioteconomia, na Área II do Centro de Humanidades da UFC no Campus do Benfica. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do email bibliofica@ig.com.br

Um comentário:

marvioli disse...

A nação Benfica fica mais fortalecida.