terça-feira, 6 de abril de 2010

Saudades de Zé Renato


Em dezembro de 2006, escrevi esse texto sobre o violonista Zé Renato em minha, na época, coluna no jornal O POVO. Hoje, perdemos o Zé e o vazio provocado por essa perda é imenso, doloroso. A partir de agora, em todas aquelas mesas, as melhores mesas de samba e de choro da Cidade, estará faltando ele. Vá com Deus, grande Zé!

"Gênio do improviso e senhor das bordoadas. Em suas mãos, mesmo a mais simples das harmonias vira um discurso de exuberância técnica, ganha contornos ensolarados, impressionistas. Da matemática de suas cordas, ele extrai uma filosofia particular, que se dirige ao mundo questionando seus rigores, seus limites. E também ironizando sua tristeza. Nada é impossível nas "baixarias" precisas de seu 7 cordas, instrumento com que milita há mais de três décadas no mundo do samba e do choro. Em apenas uma frase de poucas notas, pode ir da doída melancolia de um tom menor à falsa euforia de um acorde perfeito maior. Democrata radical e sincero, seu sorriso e seu entusiasmo são os mesmos tanto no bar mais sofisticado quanto na roda de esquina mais espontânea. E segue por aí, virtuoso, gravando, acompanhando grandes intérpretes. E também ensinando, generoso, aos novos candidatos a sambistas e chorões.
No Dia Nacional do Samba, comemorado hoje, o violonista Zé Renato personifica - ao lado de outros bambas da Terrinha (como Sardinha, Zivaldo, David 7 Cordas, Ângelo do Pandeiro, Carlinhos Palhano, Bruno Goyana, Ribamar, Luiz José e tantos mais) - a alegria cada vez mais clandestina da boa música por essas bandas. Parabéns ao samba. Salve Zé Renato!"

15 comentários:

dimitreze disse...

Noooossa, nao sabia que ele tinha falecido. Que lástima!! :(
Esse cara era um gênio, uma vez pedi pra ele tocar Preciso Me Encontrar do Cartola, e ele tirou a musica toda na hora!! Fortaleza perdeu um genio!!

Mateus disse...

Com tristeza imensa que recebi essa notícia. Fortaleza perdeu uma referência musical importantíssima. Do pouco contato que tive com ele, percebi a pessoa brincalhona e generosa que era. Com certeza vai deixar saudade em muita gente.

China disse...

Valeu Felipão , o Zé vai fazer muita falta nas rodas de samba e nos sabados a noite

Abraço
Bruno Goyanna

Unknown disse...

È mais um que se juntará aos grandes sambistas que estão junto de deus,erá um grande musico que vai deixar muita saudades.(Ricardo Gomes)

Unknown disse...

Lástima irreparável!

Alisson Sellaro disse...

Soube hoje pela manhã com uma tristeza imensa. Além de um monstro musical, o Zé era uma pessoa fora de série.

Por mais improvável, ele conseguia que sua humildade e bom humor fossem ainda maiores que o seu talento musical (que era ENORME).

Estar com ele era sempre ter a honra de participar de uma aula de música, uma demonstração de bom humor e atenção.

As tardes de samba com ele eram, antes de tudo, agradabilíssimas.

Vamos sentir muita falta do Mestre Zé Renato.

Muita luz no seu caminho até a roda de bambas de lá, professor!

Unknown disse...

"Gênio do improviso e senhor das bordoadas." (Ricardo Gomes)

Geraldo Holanda disse...

É com pesar que recebo essa triste notícia, principalmente pra nós que o conhecíamos e tanto gostávamos do samba por ele tocado. Presto minhas condolencias aos amigos e familiares neste momento de dor.
Abraços,
Geraldo Holanda.

Shaloon disse...

imenso vazio...
Fica com Deus meu amigo Zé.

Unknown disse...

É uma grande perda para a música cearense. Na realidade pardemos todos nós. Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de ter ouvido os acordes do Zé pelos sambas da vida!
Felipe, tomo a liberdade de divulgar seu texto maravilhoso no site do Festival Mel, Chorinho e Cachaça, que ia ter a presença dele neste ano.

Anônimo disse...

Apesar de não ter conhecido pessoalmente, a muito tempo era fã de carteirinha.Com certeza perdemos uma obra prima, o que mais me conforta é saber que ele foi muito feliz ao lado do seu 7 cordas.Vai com Deus Zé!

Anônimo disse...

Apesar de não ter conhecido pessoalmente, a muito tempo era fã de carteirinha.Com certeza perdemos uma obra prima, o que mais me conforta é saber que ele foi muito feliz ao lado do seu 7 cordas.Vai com Deus Zé!

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES disse...

Amigos.
Olhem nosso blog e vejam a homenagem que fizemos, assim como vocês ao grande mestre Zé Renato 7 cordas.
Abraço e parabéns pela poesia que escreveram sobre ele.
www.sementedasartes.blogspot.com

Unknown disse...

Perdemos todos uma grande referência, Zé Renato era um mestrão. Mestre da alegria, da simplicidade, da humildade, do seu indomável 7 cordas e mestre da música cearense. Um cara que confiava na nova geração, por isso tão querido por nós dessa nova geração! Se existe algum lugar para onde as pessoas se encaminham após essa passagem, lá, nessa fatídica madrugada, também nasceu mais uma roda de choro e samba.

marília disse...

perdemos, além de um grande músico, uma pessoa fantástica. :(