segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Alento gastronômico e de civilidade



Artigo publicado na edição do dia 22.12 do jornal O POVO 

Apesar da presença cada vez maior - e embrutecedora - de grandes empreendimentos verticais do mercado imobiliário, ainda há beleza e delicadeza pulsando pelas ruas e praças do Bairro de Fátima. A Praça Argentina Castelo Branco, entre as ruas Dep. João Pontes e Dr. Costa Araújo, na altura da Conselheiro Tristão, é um desses redutos de resistência de gentileza urbana que vai disputando espaço com os imensos blocos de concreto. Foi olhando para a praça que, há cerca de três meses, se estabeleceu no bairro o restaurante Raízes. Um alento gastronômico e de civilidade.
Junto com a praça, o restaurante compõe um conjunto em que a leveza das brincadeiras das crianças e o vai e vem dos caminhantes, corredores e peladeiros de basquete dialogam de forma harmoniosa com o frisson dos comensais e boêmios acidentais. Uma pausa para o olhar e o sentir. Há, no casarão que abrigou o empreendimento, dois espaços: um fechado, ao ar condicionado; e outro aberto, espalhando suas mesas pelos corredores laterais e dividindo com a rua a brisa gostosa do bairro. A música é discreta e de boa qualidade.
No cardápio, me explica a garçonete de verve cortês, o forte é a comida regional. O repertório tradicional de nossa gastronomia, no entanto, ocupa apenas uma parte do cardápio. Mas está lá: panelada, buchada, peixe na telha, carneiro e quejandos. A maior parte das opções – sempre servidas em porções generosas - mistura referências locais a receitas universais, como o Bacalhau com broa de milho; a Maminha Arre Égua, acompanhada de farofa de cuscuz e batata doce; ou o agridoce Camarão Africano servido com açafrão e pêssego gratinado. O Camarão Jaguaruana, flambado no conhaque e arroz de castanha de caju, é o mais novo prato da casa.
O Raízes abre para o almoço e para o jantar. Se o caso é apenas petiscar, o Suvaco de Cobra, à base de carne do sol, é tiro certo. Há também um Pedacinho do Céu, nem tão interessante quanto a memória nos sugere do que era esse petisco no saudoso Cais Bar. Aos zitolibadores errantes, também vale o pit stop: a cerveja é impecável. Pelo menos foi assim, tal qual o atendimento, no dia da visita deste resenhista – que não se identificou como jornalista.
Na relação entre custo e benefício, vale cada casa decimal da conta. Na relação entre bairro e cidade, mais ainda. Porque empreendimentos do tipo podem impedir – ou retardar – que o bucólico e pacato Bairro de Fátima se transforme num novo Meireles, com seus prédios gigantescos e suas ruas mortas e insípidas.
 
Serviço
Restaurante Raízes
Onde: Rua Conselheiro Tristão, 1555, Fátima. 
Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 11h a 0h.
Telefone: (85) 3055.6060. 
Não possui estacionamento próprio.
Cartões Visa e Mastercard.

Nenhum comentário: